Já está ficando rotineiro o fato de se ver noticias de acidentes de trânsito favorecidos pela falta de sinalização, principalmente por placas em Jaru, foi fácil para nossa equipe constatar a falta de sinalização, pois realmente faltam muitas placas, o levantamento foi feito praticamente no centro da cidade, mas todos sabemos que isso ocorre por quase todo o município.
Faltam placas, faixa de pedestre, principalmente na frente de escolas que se faz extremamente necessário e importante para a segurança das crianças.
A administração que ignorar isso estará deixando de lado a segurança da população e de quem vem de fora, de passagem ou visita a nossa cidade. Lembrando que uma cidade corretamente sinalizada não corre risco de sofrer processos judiciais com pedidos de indenização por acidentes ocorridos por falta de sinalização, por isso é muito importante administração se dignar a tomar providências o mais breve para a segurança de todos.
Jaru, bem como o Brasil ainda não comporta situações como de algumas cidades da Europa, onde o caso em que o prefeito retirou toda a sinalização, a exemplo da cidade de Drachten, na Holanda, foi a primeira cobaia de Monderman. Ele tirou todo e qualquer tipo de sinalização de trânsito. Até calçadas foram sacrificadas. "Lá foi um sucesso", garante o prefeito da pequena Bohmte.
Mas voltando ao Brasil, ao nosso Jaru, ao que parece os problemas estão perto de acabar, ontem (24) em conversa com o Gerente do Gemtran, o Sr. Neir de Carvalho que mesmo informalmente pelo horário e o local, atendeu muito bem ao membro de nossa equipe, Neir disse que já tem um empenho de R$ 800.000,00 (Oitocentos mil reais) pelo DETRAN-RO e também mais R$ 80.000,00 (Oitenta mil reais) por parte da prefeitura, para que seja injetado em investimentos exclusivamente do trânsito. Neir afirmou ainda que no máximo até o fim deste primeiro semestre os problemas referente ao trânsito estarão solucionados.
Enquanto isso ficamos no aguardo.